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Registro Completo |
Biblioteca(s): |
Embrapa Arroz e Feijão. |
Data corrente: |
14/11/2019 |
Data da última atualização: |
14/11/2019 |
Tipo da produção científica: |
Artigo em Anais de Congresso |
Autoria: |
HEINEMANN, A. B.; SILVA, S. C. da; STONE, L. F.; SANTOS, A. B. dos. |
Afiliação: |
ALEXANDRE BRYAN HEINEMANN, CNPAF; SILVANDO CARLOS DA SILVA, CNPAF; LUIS FERNANDO STONE, CNPAF; ALBERTO BAETA DOS SANTOS, CNPAF. |
Título: |
Precipitação pluvial no período das águas no Brasil Central. |
Ano de publicação: |
2019 |
Fonte/Imprenta: |
In: CONGRESSO BRASILEIRO DE AGROMETEOROLOGIA, 21., 2019, Catalão. Anais... Catalão: CBAGRO: UFGO, 2019. |
Páginas: |
p. 292-296. |
Idioma: |
Português |
Conteúdo: |
Compreender a variabilidade da precipitação pluvial no período das águas é crucial para tomada de decisões, uma vez que parte substancial dos sistemas agrícolas é de sequeiro e depende da precipitação pluvial. Para isso, há necessidade de obter informações sobre a quantidade total de precipitação pluvial, início e término do período chuvoso, número de dias úmidos e secos e duração do período das águas. O objetivo deste estudo foi analisar as tendências pluviométricas (início, término, duração, número de dias secos e úmidos) no período das águas, por meio de dados diários de precipitação pluvial obtidos em 50 estações meteorológicas distribuídas na região central do Brasil. A precipitação pluvial total na época das águas varia de 1.038 a 1.723 mm, com um valor médio de 1.328 mm para toda a região. O início do período chuvoso varia entre o final de setembro e o início de novembro, enquanto o seu término ocorre entre o final de março e a primeira quinzena de abril. Em contraste com a data de início, que se estende por 6 semanas, a data do término da época das águas ocorre dentro de um período de 3 semanas. |
Thesagro: |
Águas Pluviais; Chuva; Precipitação Pluvial. |
Thesaurus Nal: |
Dry season; Rainfall duration; Wet season. |
Categoria do assunto: |
P Recursos Naturais, Ciências Ambientais e da Terra |
URL: |
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/204688/1/CNPAF-2019-cbagro.pdf
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Marc: |
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Registro original: |
Embrapa Arroz e Feijão (CNPAF) |
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Biblioteca |
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Registro |
Volume |
Status |
URL |
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| Acesso ao texto completo restrito à biblioteca da Embrapa Semiárido. Para informações adicionais entre em contato com cpatsa.biblioteca@embrapa.br. |
Registro Completo
Biblioteca(s): |
Embrapa Semiárido. |
Data corrente: |
08/03/2018 |
Data da última atualização: |
09/03/2018 |
Tipo da produção científica: |
Capítulo em Livro Técnico-Científico |
Autoria: |
SILVA, W. C. da; SILVA, A. F.; JATOBÁ, L. |
Afiliação: |
WANDERSON CABRAL DA SILVA, FAINTVISA; ALINEAUREA FLORENTINO SILVA, CPATSA; LUCIVÂNIO JATOBÁ, UFPE. |
Título: |
Análise socioambiental do rio Tracunhaém, Bom Jardim-PE, visando a compreensão da realidade local e causas da degradação desse corpo hídrico. |
Ano de publicação: |
2017 |
Fonte/Imprenta: |
In: SEABRA, G. (Org.). Educação ambiental: natureza, biodiversidade e sociedade. Ituiutaba: Barlavento, 2017. |
Páginas: |
p. 1107-1118. |
Descrição Física: |
il. |
Idioma: |
Português |
Conteúdo: |
O presente trabalho teve como objetivo apresentar uma breve análise da realidade socioambiental do rio Tracunhaém, no perímetro urbano do município de Bom Jardim-PE, pertencente ao Agreste pernambucano, como forma de alertar a população do município, tornando-os protagonistas de ações que possam combater a degradação de corpos hídricos importantes para a sobrevivência humana no local. Para a investigação foram utilizados o método de análise bibliográfica e observações de campo, visando identificar os principais fatores que contribuem hoje e contribuíram no passado para a degradação do ambiente fluvial, como também as principais consequências identificadas. O trabalho chama atenção para as condições inóspitas as quais o rio está submetido atualmente, apontando ações a serem realizadas, que possam trazer melhorias para o quadro, destacando principalmente o papel do poder público. Concluiu-se que várias ações precisam ser empregadas para a recuperação do curso fluvial a curto, médio e longo prazos e ferramentas importantes, como a educação ambiental e a sensibilização da população, podem constituir as principais aliadas. |
Palavras-Chave: |
Cupação desordenada; Curso fluvial; Degradação ambienal; Natural resource. |
Thesagro: |
Meio ambiente; Poluição; Recurso natural. |
Categoria do assunto: |
P Recursos Naturais, Ciências Ambientais e da Terra |
Marc: |
LEADER 02008naa a2200241 a 4500 001 2088838 005 2018-03-09 008 2017 bl uuuu u00u1 u #d 100 1 $aSILVA, W. C. da 245 $aAnálise socioambiental do rio Tracunhaém, Bom Jardim-PE, visando a compreensão da realidade local e causas da degradação desse corpo hídrico.$h[electronic resource] 260 $c2017 300 $ap. 1107-1118.$cil. 520 $aO presente trabalho teve como objetivo apresentar uma breve análise da realidade socioambiental do rio Tracunhaém, no perímetro urbano do município de Bom Jardim-PE, pertencente ao Agreste pernambucano, como forma de alertar a população do município, tornando-os protagonistas de ações que possam combater a degradação de corpos hídricos importantes para a sobrevivência humana no local. Para a investigação foram utilizados o método de análise bibliográfica e observações de campo, visando identificar os principais fatores que contribuem hoje e contribuíram no passado para a degradação do ambiente fluvial, como também as principais consequências identificadas. O trabalho chama atenção para as condições inóspitas as quais o rio está submetido atualmente, apontando ações a serem realizadas, que possam trazer melhorias para o quadro, destacando principalmente o papel do poder público. Concluiu-se que várias ações precisam ser empregadas para a recuperação do curso fluvial a curto, médio e longo prazos e ferramentas importantes, como a educação ambiental e a sensibilização da população, podem constituir as principais aliadas. 650 $aMeio ambiente 650 $aPoluição 650 $aRecurso natural 653 $aCupação desordenada 653 $aCurso fluvial 653 $aDegradação ambienal 653 $aNatural resource 700 1 $aSILVA, A. F. 700 1 $aJATOBÁ, L. 773 $tIn: SEABRA, G. (Org.). Educação ambiental: natureza, biodiversidade e sociedade. Ituiutaba: Barlavento, 2017.
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Registro original: |
Embrapa Semiárido (CPATSA) |
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